Como nasceu a Fazenda São Gabriel

Tags: , ,

Isaac Ribeiro Gabriel nasceu e cresceu em Guaxupé, Minas Gerais. Em contato com a natureza, fazendas, cafezais desde a infância, sempre foi fascinado por plantas, e nunca se distanciou dos assuntos do meio rural. Na adolescência, foi para São Paulo estudar, formou-se engenheiro mecânico, mas as raízes o chamaram de volta e em 1988, momento em que um sonho foi realizado: o nascimento da Fazenda São Gabriel.

Desde então o café dividia espaço com a fruticultura e com a macadâmia (uma noz deliciosa já bem conhecida no mundo). Após uma década de trabalho, decidiu dedicar seu tempo exclusivamente à cafeicultura e à cultura da macadâmia, que vem se tornando cada vez mais conhecida no Brasil. “É muito gratificante poder explorar e oferecer produtos tão nobres para o mercado brasileiro”. O consumo de macadâmia que desde então era bastante concentrado no mercado externo, passa a ser muito bem aceito no mercado interno: o brasileiro descobriu a macadâmia!

Desde o início, Isaac enxergou o nascimento do café especial e iniciou as modificações nos processos da Fazenda São Gabriel. Em 1997, começou a torrefação do seu próprio café, como pioneiro, uma vez que a maioria dos agricultores contavam com a cooperativa local para tal. Com erros e acertos, Isaac sempre dedicou seu tempo buscando adequar os processos para atingir excelência no resultado de um café mais do que especial, envolvendo muitas vezes até mesmo a criação de máquinas (sua formação em engenharia contribuiu bastante!). Simultaneamente, sempre empenhou-se para a melhoria da condição de vida do trabalhador rural, considerando todos parte de um mesmo time, e através desse espírito de equipe de que “ninguém faz nada sozinho”, conseguiu atingir resultados muito satisfatórios: em 2000 a Fazenda São Gabriel é certificada de acordo com os códigos de conduta com abrangência socioambiental e econômica. Este foi um marco importante reforçando que o caminho estava correto.

Atualmente, a Fazenda São Gabriel continua cultivando lavouras de café e de macadâmia. A torrefação de café, depois de 20 anos, acumulou experiência e respeito, presenteando-nos com um café de alta qualidade. A equipe São Gabriel é formada por funcionários, alguns com mais de 20 anos de trabalho conjunto. O cuidado com as pessoas e com a natureza nos mostra que é possível entregar a terra em melhores condições do que foi recebida e proporcionar ao trabalhador rural uma vida digna e feliz.

“O ponto mais importante em todo o processo é o ser humano. Somos uma família e gostar do que faz é o primeiro passo para ser feliz”.

Isaac Ribeiro Gabriel