Você sabe como preparar um café gostoso?

Tags: ,

O primeiro passo é escolher um bom café de sua preferência e verificar se está dentro do prazo de validade.

Você vai precisar de:

– uma panela ou caneca para ferver a água;
– coador de pano ou de papel filtro com seu suporte;
– bule ou garrafa térmica para receber o café coado;
– xícaras.

Importante manter este kit exclusivamente para fazer o seu café, evitando assim a influência de outros sabores e aromas, que prejudicam o sabor do café (ideal ter uma “panelinha exclusiva do café”).

Se possível, utilize sempre água mineral. Água filtrada (rede doméstica) possui cloro que pode influenciar negativamente o sabor do café.

A medida clássica para o preparo de café são 5 a 6 colheres de sopa de pó para um litro de água, mas você deve ajustar a quantidade de pó de acordo com seu gosto.

Coloque a água para esquentar, na quantidade suficiente para fazer o café e também para escaldar o bule e as xícaras.

Deixe o seu kit preparado e leve a água ao fogo. Quando perceber que já está quente, mas ainda sem ferver, despeje uma parte dela no bule e nas xícaras para escaldá-los. Mantenha o restante da água ao fogo.

Assim que a água mostrar início de fervura (formação de pequenas bolhas), desligue o fogo, e deixe descansar por um minuto (nunca deixe que entre em plena fervura, isto vai retirar oxigênio da água, provocando amargor no café).

Enquanto a água está em repouso, esvazie a água do bule e coloque o pó no coador. Em seguida despeje a água sobre o pó e mexa com uma colher para que a mistura fique bem uniforme.

Nunca faça seu café adoçado previamente, isso pode alterar o seu sabor, e também tira a opção de cada um adoçar como quiser, ou até mesmo consumir sem açúcar.

Seu cafezinho está pronto! É só servir e saborear esse momento gostoso! Se possível com um pão de queijo e uma boa companhia! 🙂

DICA: O coador de pano deve ser conservado sempre na geladeira, mesmo que esteja úmido.